Concerto de Encerramento da Formação da Filarmónica União Operária N.ª S.ª dos Remédios | Temporada Artística 2019
A Secretaria Regional da Educação e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, promove domingo, 7 de julho, pelas 21h30, no Museu das Flores, a realização do concerto de encerramento da formação da Filarmónica União Operária e Cultural Nossa Senhora dos Remédios, no âmbito da Temporada Artística 2019.
Neste espetáculo, com entrada livre e duração de cerca de uma hora, será apresentado um repertório variado, que inclui temas açorianos e conhecidos êxitos de bandas estrangeiras, como os Queen ou os Eagles, entre outros.
Com a realização deste concerto, os cerca de 40 elementos da Filarmónica União Operária e Cultural Nossa Senhora dos Remédios encerram a formação que terá lugar entre 4 e 7 de julho, sob a orientação de Ema Gonçalves (clarinete), Inácio Freire (saxofone), Miguel Moutinho (trombone), Paulo Borges (trompete) e Rodrigo Lima (flauta).
A Filarmónica União Operária e Cultural Nossa Senhora dos Remédios foi fundada em 1953, na Fajãzinha, concelho das Lajes das Flores, tendo desenvolvido regularmente a sua atividade até 1967, seguindo-se depois um período de interregno causado, predominantemente, pelo surto migratório que se verificou nessa época.
A Filarmónica foi reativada em 1983, mantendo-se em funcionamento até ao presente, sendo a única em atividade nas Flores.
Apostando na formação dos seus elementos, sobretudo os mais jovens, através da sua escola de música, a filarmónica, que é dirigida pelo maestro José Gabriel Eduardo, integra músicos de toda a ilha e atua regularmente em todas as freguesias das Flores, tendo-se também deslocado, por diversas vezes, à vizinha ilha do Corvo e, recentemente, à Terceira e à Graciosa.
A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.