Visões - O interior do olho humano
Porque uns veem melhor que outros? Quais as capacidades e as limitações da nossa visão? O que existe para lá da “janela da alma”? São questões que têm resposta na exposição e que serão explicadas na primeira pessoa pelo oftalmologista Dr. António Travassos, numa visita guiada à exposição no dia 26 de abril, pelas 21h, no Museu Municipal de Santa Cruz das Flores.
A mostra Visões reúne um conjunto de fotografias reais, captadas no interior do olho humano, acabando por relevar um instrumento de comunicação inovador entre Ciência e Arte. São histórias de sucesso da oftalmologia portuguesa.
António Travassos é membro do Conselho de Curadores da Fundação Champalimaud e pioneiro mundial no desenvolvimento e utilização da tecnologia 3D de Alta Definição. Em 2010 realizou pela primeira vez na história da cirurgia ocular uma operação com recurso a essa tecnologia.
É um dos melhores cirurgiões oculares do planeta, com fama de resolver problemas aparentemente sem solução, portador de uma dimensão humana invulgar porque trata todos quantos recorrem à sua arte, independentemente da capacidade financeira que possuam. “Não me interessa ser o mais rico do cemitério. O que me move é poder evitar toda a cegueira curável.”, frases que melhor definem o seu carácter e atitude perante a profissão.