Museu das Flores

Da Sombra ao Cravo – O 25 de Abril pelos Olhos do Património Cultural

Através do projecto digital “Da Sombra ao Cravo – O 25 de Abril pelos Olhos do Património Cultural”, celebramos a Revolução de 25 de Abril de 1974, um marco crucial na história da liberdade em Portugal. No entanto, o caminho até essa vitória foi longo e repleto de lutas ideológicas – entre liberais e absolutistas, monárquicos e republicanos, nacionalistas e libertários. Para compreender plenamente a Revolução dos Cravos, é indispensável reflectir também sobre momentos chave da nossa história, como a Implantação da República a 5 de Outubro de 1910, que abriu novas oportunidades na senda do pensamento livre e democrático.

Neste contexto, a Direção Regional da Cultura apresenta um olhar atento sobre a conquista da liberdade, sobre o processo que levou ao 25 de Abril e as suas consequências. Através deste projecto, exploramos não só os eventos que culminaram na Revolução, mas também o que se seguiu, guiados pelas histórias preservadas no património cultural dos nossos museus, bibliotecas e centro de artes espalhados pelo arquipélago dos Açores.

Este projecto, disponível ao público na plataforma Cultura Açores, pode ser acedido tanto através de uma aplicação para telemóvel como em formato digital, facilitando o acesso a toda a comunidade. A iniciativa visa dar a conhecer melhor as "ilhas de liberdade" que os Açores representam, evidenciando a contribuição açoriana para a Democracia em Portugal. Através de uma selecção de peças e documentos, muitas vezes inacessíveis ao grande público, destacam-se momentos determinantes da história portuguesa do século XX.

Esta iniciativa resulta de um trabalho colaborativo entre os Serviços de Promoção Cultural, que envolvem oito museus, um ecomuseu, três bibliotecas e o centro de artes contemporêaneas, permitindo a exploração desta rica narrativa histórica através das bases de dados públicas, como o CCM – Catálogo Colectivo dos Museus, o Koha e o Archeevo.

O projecto enquadra-se na temática do Dia Internacional dos Museus 2024, subordinado ao tema “Museus para a Educação e Investigação”, proposto pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus). A investigação e curadoria minuciosa realizada pelos serviços de Promoção Cultural, aliadas à recolha de conteúdos históricos, permitem a disponibilização de um recurso educativo único, acessível a toda a comunidade.

Convidamos todos a participar nesta viagem pela nossa história, conhecendo melhor os eventos e ideais que moldaram a liberdade em Portugal, e a descobrir as histórias que o nosso património cultural preserva com tanto cuidado. Venham daí e explorem as nossas "ilhas de liberdade"!

Data Inicial
2024-10-16
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks