50 anos do 25 de abril - Conversas em Liberdade
A Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto, através da Direção Regional da Cultura, através do Museu das Flores, irá realizar no dia 28 de Maio, no Convento de São Boaventura, a partir das 20h30, o evento "50 anos do 25 de abril - Conversas em Liberdade".
Assinalar o 50º aniversário do 25 de Abril é um imperativo moral de qualquer cidadão defensor da Liberdade. A reposição da vida democrática resultante desse movimento militar, com amplo apoio popular, é motivo de regozijo de todos aqueles que aceitam a democracia como a única forma de organização do Estado. Lembrar Abril é também fazer a pedagogia dos valores democráticos que são dinâmicos e devem estar em permanente evolução de forma a responderem às solicitações que a sociedade exige. A democracia não é um dado adquirido, o período conturbado em que vivemos mostra-nos isso de uma forma cruelmente real.
Será sobre estes e outros temas, que o público escolha, que vamos conversar sobre o 25 de Abril, em tertúlia, com os nossos convidados, o Senhor Doutor João Bosco Mota Amaral e o Senhor Doutor José Guilherme Reis Leite. Escolhemos o modelo de tertúlia porque permite uma maior interactividade entre convidados e público na reflexão que melhor interesse a cada um.
Ambos os convidados são figuras fundadoras da democracia portuguesa, com intervenção política relevante na construção do nosso modelo democrático, ocupando lugares de Presidente do Governo Regional dos Açores e da Assembleia da República, o primeiro, e Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, o segundo. Esperamos um diálogo vivo, aberto e enriquecedor.
A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt