Raul Brandão e a Literatura de Viagens
A Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto, através da Direção Regional da Cultura, através do Museu das Flores, assinala o centenário da passagem de Raul Brandão (1867-1930) pela ilha das Flores, no contexto da viagem que fez ao arquipélago, em 1924, com uma conferência da Senhora Prof. Drª Ana Cristina Gil da Universidade dos Açores, na Escola Básica e Secundária das Flores no dia 23 de Maio às 10h50, trabalhará com alunos do 9º ano e ensino secundário e, no Museu das Flores às 20h30.
Raul Brandão é autor de uma importante obra literária. No Verão de 1924, empreendeu uma viagem ao arquipélago dos Açores, permanecendo em todas as ilhas. O conjunto de notas tomadas durante o percurso resultou na publicação de As Ilhas Desconhecidas, em 1926, um dos melhores exemplares da literatura portuguesa de viagens.
Reproduziu de forma quase fotográfica a luz e neblina, paisagens e pessoas, entrecruzou geografia física e geografia humana numa obra memorável sobre os Açores e as suas gentes.
No dizer de Pedro da Silveira, As Ilhas Desconhecidas são o melhor livro que até agora um forasteiro escreveu sobre os Açores. Os outros terão olhos; este, tem olhos e alma.”
A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt