Francisco Machado de Faria e Maia, Roberto de Mesquita e o seu tempo - Cancelado
No próximo dia 31 de dezembro completa-se um século sobre o desaparecimento do ensimesmado funcionário de finanças batizado Roberto de Mesquita em 19 de junho de 1871. Da rápida passagem pela vida ficou, em gaveta bem guardada, um conjunto de poemas, mais tarde trazidos a público pela viúva, em modesta edição, com o título de Almas Cativas, encontrado num verso de outro notável açoriano, Antero de Quental.
Com o alto patrocínio do Governo Regional dos Açores, o Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores, o Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, o Museu das Flores e o Instituto Cultural de Ponta Delgada, decidiram tomar a responsabilidade de relembrar a memória do ilustre florentino, que tem o seu nome gravado na história da literatura portuguesa.
A Direção Regional dos Assuntos Culturais informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt
*ENTRADA LIVRE
Atualização:
O Colóquio "Francisco Machado de Faria e Maia, Roberto de Mesquita e o seu tempo", inicialmente agendado para amanhã na ilha das Flores, foi cancelado.
Infelizmente, devido às condições meteorológicas desfavoráveis e ao cancelamento do voo dos nossos oradores, não podemos assegurar a sua presença na ilha.
Estamos empenhados em trazer este evento enriquecedor para a ilha das Flores e, por essa razão, estamos a trabalhar na definição de uma nova data para o ano de 2024.