Museu das Flores

Junho 2024

DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Colóquio ‘A Estação Francesa das Flores – 30 anos de ligação, 30 anos depois‘ - António Sousa Monteiro

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, por via da Direção Regional dos Assuntos Culturais (DRAC), através do Museu das Flores, tem o prazer de anunciar a participação de António Sousa Monteiro no Colóquio ‘A Estação Francesa das Flores – 30 anos de ligação, 30 anos depois’, apresentando a palestra " Îles, relais du ciel - Notas sobre o Poder Continental nos Açores ".

O Arquipélago dos Açores desempenha funções de apoio às comunicações, transportes, conhecimento e domínio do Atlântico, desde a sua descoberta. Estas funções têm sido geridas entre o Estado tutelar – Portugal – e os Estados usufrutuários, com preferência pelo Poder Marítimo em detrimento do Poder Continental.

Nesta comunicação, irá visitar alguns momentos em que a França ensaiou instalar tecnologias de transportes e comunicações nos Açores ao longo do século XX. Iremos, também, olhar o momento presente em que encontramos o Estado tutelar a tentar reinventar o valor geoestratégico dos seus territórios atlânticos, tendo por base as tecnologias aeroespaciais, em tempos de União Europeia e em que decorre nas Nações Unidas o processo de extensão da plataforma continental portuguesa.

António Sousa Monteiro é licenciado em Estudos Europeus e Política Internacional e mestre em Relações Internacionais pela Universidade dos Açores, frequentando atualmente o doutoramento em Estudos Internacionais no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. As suas áreas de interesse centram-se no internacionalismo das ilhas açorianas, particularmente de Santa Maria, com enfoque nas ligações aéreas do arquipélago ao resto do mundo. Exerce as funções de Técnico de Informações e Comunicações Aeronáuticas no Centro de Controlo Oceânico de Santa Maria e tem tido uma participação ativa no associativismo cultural da ilha. É cofundador e atual presidente da direção da LPAZ – Associação para a Promoção e Valorização do Aeroporto de Santa Maria. Coeditou, participou e promoveu várias obras sobre a temática do património cultural da aviação, sendo a sua mais recente obra, a título individual, o resultado da sua tese de mestrado: As Ilhas nas Relações Internacionais: Santa Maria (Açores) no Século XX.

Data Inicial
2023-10-19
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks