Museu das Flores

Colóquio ‘A Estação Francesa das Flores – 30 anos de ligação, 30 anos depois‘ - José Renato Medina Moura

A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, por via da Direção Regional dos Assuntos Culturais (DRAC), através do Museu das Flores, tem o prazer de anunciar a participação de José Renato Medina Moura no Colóquio ‘A Estação Francesa das Flores – 30 anos de ligação, 30 anos depois’, apresentando a palestra "A fraternidade na relação luso-francesa ".

Apontamentos sobre memórias que perduram e ajudam a definir o relacionamento humano vivido entre cidadãos de duas nações, em diversos ambientes, não só oficiais, mas também sociais e privados, a propósito de facilidades concedidas à França, cuja principal incidência ocorreu no extremo ocidental da Europa, com resultados relevantes, em várias áreas, para a Ilha das Flores.

José Renato Medina Moura nasceu na Horta em 30 de julho de 1949, tendo sempre como residência base a Ilha das Flores.

A sua função profissional foi desenvolvida no âmbito da então Direção-Geral das Contribuições e Impostos, tendo chefiado a Repartição de Finanças de Santa Cruz das Flores e exercido funções em diversas ilhas, nomeadamente na área da fiscalização tributária.

Esteve ao longo da sua vida ligado à política, tendo sido eleito em junho de 1976 deputado no círculo das Flores, pelo PSD, para a primeira Assembleia Regional e exercido o mandato durante 16 anos, o último ano e meio dos quais como deputado independente desde 29 de maio de 1991. Foi Presidente de várias comissões parlamentares, autor e coautor de diversas iniciativas legislativas e foi Vice-presidente do seu Grupo Parlamentar. Foi também Presidente da Assembleia Municipal de Santa Cruz das Flores no mandato de 1983 a 1985, eleito pelo PSD e em 1997 foi eleito membro da Assembleia Municipal da Horta, pelo CDS/PP. Exerceu diversos cargos de dirigente em órgãos regionais e locais do PSD e depois de 1995 cargos de presidência e direção em órgãos regionais do CDS/PP.

Representou a Região Autónoma dos Açores na Comissão Luso Francesa encarregue da execução do Acordo entre Portugal e a França, entre março de 1981 e setembro de 1989.

Exerceu o cargo de Presidente da Comissão Administrativa da Federação dos Municípios da Ilha das Flores durante mais de dez anos.

Foi membro do grupo que reeditou o jornal As Flores – que se publicou na Ilha das Flores – em dezembro de 1973, sendo Diretor do periódico entre 1975 e 2007.

Colaborou, como articulista convidado, durante quatro anos, com “opinião” semanal no jornal Açoriano Oriental; foi articulista permanente, com colaboração regular, durante mais de oito anos, no jornal A União; tem colaboração publicada em outros jornais e desde 2015 participa, regular e semanalmente, com “opinião” sobre temas sociais e religiosos, que partilha no Site da Diocese Igreja Açores.

Tem participado em diversos órgãos sociais de instituições locais de carácter desportivo, cultural, social e religioso.

Por aprovação unânime da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores foi-lhe atribuída a Insígnia Autonómica de Reconhecimento, imposta em 28 de maio de 2012.

Data Inicial
2023-10-14
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks