Colóquio ‘A Estação Francesa das Flores – 30 anos de ligação, 30 anos depois‘ - Luís Manuel Vieira de Andrade
A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, por via da Direção Regional dos Assuntos Culturais (DRAC), através do Museu das Flores, tem o prazer de anunciar a participação do Doutor Luís Manuel Vieira de Andrade no Colóquio ‘A Estação Francesa das Flores – 30 anos de ligação, 30 anos depois’, apresentando a palestra "Os Açores, Portugal e as Relações Internacionais ".
Nesta palestra, será realizada uma análise breve das principais características das Relações Internacionais na atualidade, dando especial destaque aos conflitos em curso e aos possíveis conflitos que poderão surgir num futuro próximo.
Posteriormente, será analisado o papel desempenhado por Portugal no atual quadro geopolítico mundial e aos grandes desafios enfrentados pela sua política externa. Além disso, será igualmente analisado o papel de destaque desempenhado pelo arquipélago dos Açores neste contexto.
O Doutor Luís Andrade é Professor Catedrático aposentado da Universidade dos Açores, tendo lecionado várias disciplinas da licenciatura em Estudos Euro-Atlânticos, do Mestrado em Relações Internacionais e está a lecionar uma unidade curricular do Doutoramento em Teoria Política, Relações Internacionais e Direitos Humanos, uma iniciativa conjunta das Universidades dos Açores e de Évora.
Publicou vários livros e artigos em Portugal e no estrangeiro (E.U.A, Reino Unido, Alemanha, Bulgária e Brasil). Realizou conferências e proferiu comunicações em vários países europeus, nos EUA, Canadá, Brasil, Cabo Verde e Angola.
Participou em várias dezenas de júris de provas de mestrado, doutoramento e agregação. Participou em muitos júris de concursos para Professor Auxiliar, Associado e Catedrático em várias Universidades do país.
Foi Pró-Reitor para as Relações Internacionais, Diretor do Departamento de História, Filosofia e Ciências Sociais e do Centro de Estudos de Relações Internacionais e Estratégia da Universidade dos Açores.
Foi assessor para as Relações Externas do Presidente do Governo Regional dos Açores (1996-2000), Adjunto do Ministro da Repúblicas para os Açores (1991-1992) e o representante da Região Autónoma dos Açores na Comissão Bilateral Permanente do Acordo de Cooperação e Defesa entre Portugal e os EUA (1996-2000 e 2001-2004). Foi também Presidente do Conselho de Ilha de São Miguel (2019-2021).