Palestra “João Afonso e a museologia da baleia nos Açores” por Vasco Medeiros Rosa
A Secretaria Regional da Educação e Assuntos Culturais, por via da Direção Regional dos Assuntos Culturais (DRAC), através do Museu das Flores, acolhe no próximo dia 09 de outubro pelas 20h30, no Convento de São Boaventura, a palestra “João Afonso e a museologia da baleia nos Açores”, por Vasco Medeiros Rosa.
No centenário do nascimento do jornalista, bibliotecário e investigador João Afonso, o seu papel determinante nos primórdios da museologia da baleia nos Açores, nos anos 1960, até ao Museu dos Baleeiros em Lajes do Pico, fundado há 35 anos, em 1988, com o seu livro Mar de Baleias e de Baleeiros, de 1998, e ainda depois, é o tema da palestra de Vasco Medeiros Rosa, autor de trabalhos recentes sobre Pedro da Silveira e Pierluigi Bragaglia.
João Afonso, com raízes familiares nas Flores (a sua mãe nasceu na Fajãzinha, onde foi professora), interessou-se — alertado pelo amigo Pedro da Silveira — pela excelente coleção de scrimhsaws do florentino Jacob Thomaz, e foi esse o gatilho para uma invulgar dedicação ao tema da baleação açoriana que o levaria a importantes contactos com museus norte-americanos e europeus da especialidade com vista à constituição do que chamou “um museu nosso”. Ao longo dos anos, João Afonso foi dando — cada vez mais — conta das suas pesquisas e interpelações em jornais e revistas, além de conferências nas ilhas e na diáspora, colocando de facto a baleia na agenda cultural e política. A palestra revisita, portanto, toda essa intervenção decisiva — e, no entanto, talvez menos conhecida do que merece.
A Direção Regional dos Assuntos Culturais informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt
*ENTRADA LIVRE