18º Festival Internacional dos Açores - Ilha das Flores
A Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, por meio da Direção Regional dos Assuntos Culturais (DRAC), em colaboração com o Museu das Flores, tem o privilégio de apresentar um evento musical de destaque: o concerto de Titus Isfan. Este evento, integrado no 18º Festival Internacional dos Açores, promete uma noite memorável de música clássica na Ilha das Flores.
O concerto está agendado para o dia 08 de setembro, pelas 21h30, na histórica Igreja do Convento de São Boaventura. O ambiente majestoso da igreja irá proporcionar o cenário perfeito para um espetáculo de guitarra clássica que certamente encantará os presentes.
Titus Isfan é um músico com um percurso notável no panorama musical. Com um talento distinto e uma carreira repleta de êxitos, iniciou o percurso musical com 8 anos de idade. Estudou viola de arco com o seu pai, Ceciliu Isfan.
Como aluno da Escola Alemã de Lisboa, participou em 2006, 2007, 2008 e 2009, como solista e com quarteto de cordas, nos concursos “Jungend Musiziert”, obtendo o 2º e, respetivamente o 3º prémio ao nível regional e nacional. A paixão pela guitarra manifesta-se aos 14 anos, quando frequenta os cursos de guitarra elétrica no Rock School Music, Portugal. Após um ano de frequência obtém o 2º grau do Rock School Music London, Inglaterra com uma pontuação de 97%. A partir de setembro de 2012, inicia o estudo de guitarra clássica com o professor doutor Dejan Ivanovic.
Atualmente tem mais de trinta participações Master Classes de guitarra a nível nacional e internacional tais como “Conservatório Regional de Artes do Montijo”, Santarém, Festival de Música do Estoril, Guimarães, Braga, Amarante e Universidade de Aveiro orientadas pelos professores Dejan Ivanovic, Fábio Zanon, Júlio Guerreiro, Michalis Kontaxakis, Carlo Marchioni, Jose Manuel de Pena, Costas Cotsiolis, Zoran Dukić, Sanel Redzic, Mateusz Kowalski e Aniello Desiderio, Pedro Rodrigues, José Mesquita Lopes e muitos mais...
Entre 2013-2016, efetua a licenciatura em Música (guitarra clássica), na Universidade de Évora, na classe do professor doutor Dejan Ivanovic. Em 2013 e 2014, atua como solista em vários concertos com a “Orquestra do Círculo de Música de Câmara”. Em junho de 2016, participa no “17º Concurso Internacional Cidade de Fundão”, obtendo o prémio de “Melhor Interpretação de Peça Portuguesa”. 2016 - atualmente, aluno do mestrado em Música, especialidade em Interpretação, Universidade de Évora, classe do professor doutor Dejan Ivanovic. Em setembro de 2013 inicia a docência de guitarra clássica no Conservatório Regional de Artes do Montijo. Cofundador e membro dos grupos Alma do Fado, ContrastuS e Euterpe Guitar duo. 2021 - atualmente, aluno do mestrado em Música, especialidade Ensino, na escola Superior de Música de Lisboa.
Apresentou vários recitais de guitarra clássica quer como solista e música de câmara em Alcochete, Montijo, Braga, Fundão, Évora, Beja, Lisboa e Castelo-Branco, Porto, Castelo de Paiva. Tocou com a Orquestra Sinfónica Portuguesa e participou em vários festivais tais como, Festival Ciclo de Concertos de Coimbra, Festival Internacional do Tejo e no Festival Internacional de Açores.
A Direção Regional dos Assuntos Culturais informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal Cultura Açores, no seguinte endereço eletrónico: www.culturacores.azores.gov.pt
*ENTRADA LIVRE